domingo, 13 de maio de 2007

Iluminura

Iluminura é a ilustração sobre o pergaminho de livros manuscritos (a gravura não fora ainda inventada, ou então é um privilégio da quase mítica China). O desenvolvimento de tal genero está ligado à difusão dos livros ilustrados patrimônio quase exclusivo dos mosteiros: no clima de fervor cultural que caracteriza a arte gótica, os manuscritos também eram encomendados por particulares, aristocratas e burgueses. É precisamente por esta razão que os grandes livros litúrgicos (a Bíblia e os Evangelhos) eram ilustrados pelos iluministas góticos em formatos manejáveis.
Durante o século XII e até o século XV, a arte ganhou forma de expressão também nos objetos preciosos e nos ricos manuscritos ilustrados. Os copistas dedicavam-se à transcrição dos textos sobre as páginas. Ao realizar essa tarefa, deixavam espaços para que os artistas fizessem as ilustrações, os cabeçalhos, os títulos ou as letras maiúsculas com que se iniciava um texto..
Da observação dos manuscritos ilustrados podemos tirar duas conclusões: a primeira é a compreensão do caráter individualista que a arte da ilustração ganhava, pois destinava-se aos poucos possuidores das obras copiadas, a segunda é que os artistas ilustradores do período gótico tornaram-se tão habilidosos na representação do espaço tridimensional e na compreensão analítica de uma cena, que seus trabalhos acabaram influenciando outros pintores.

8 comentários:

Beatriz Pedrosa disse...

Que legal, achei o lugar onde encontrei sobre iluminura... Que eu não estava encontrando. Foi bom para eu estudar para a prova. Muito bom!

Beatriz Pedrosa disse...

Muito bom... Me ajudará para estudar e fazer uma boa prova.. legal..

Brendon Hudson disse...

ACHO ISSO MUITO LEGAU PQ AS AULA COM A EZANEYDI NAO TA FACIL NÃO

Jhonny Master Is Blogs disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Isadora disse...

MUITO BOM MESMO!! ME AJUDOU MUITO COM MEU TRABALHO! VALEU PELA AJUDA. #FICAADICAPESSOAL

Unknown disse...

Muito bom me ajudou na prova
Recomendo

Unknown disse...

muito legal ,me ajudou no trabalho da escola e está bem resumida

Unknown disse...

dvd